sexta-feira, maio 01, 2009

I'm your handy man

A mão-de-obra aqui nos Estados Unidos é muito cara. Qualquer serviço que envolve tempo e habilidades específicas é bem cobrado. O que é bom para o indivíduo trabalhador. É uma das razões pelas quais muitos brasileiros abandonam o país e vêm trabalhar aqui, muitas vezes de forma ilegal. Existe uma profissão aqui, que paga bem, e que é chamada "handy man", ou seja, o "faz tudo", o cara que mexe com eletricidade, carpintaria, encanamento, etc.
Uma hora de trabalho de um encanador, por exemplo, gira entre 90 e 100 dólares. Uma faxineira não sai por menos de 75 dólares, para uma faxina superficial de duas horas. Uma lavação de carro simples custa 25 dólares, e a com cera custa 40 dólares. As lojas de móveis e equipamentos em geral cobram bastante para entregar em casa, e bem mais se precisar montar o móvel ou instalar o equipamento. Bom para quem vive disso, não é? 
Entretanto essa cultura acaba gerando uma mudança de hábitos, e quem vem morar aqui tem que se acostumar. Ou paga e não reclama, ou aprende a fazer algumas coisas sozinho. No meu caso eu costumo avaliar e ver o que vale a pena fazer e o que vale a pena pagar para alguém fazer. Por exemplo, lavar o carro, eu prefiro levar pra fazer, ao invés de tentar eu mesmo. Eu passo três horas lavando, e os profissionais fazem em 15 minutos e fica bem melhor.
Quando chegamos aqui tivemos que comprar móveis para o apartamento. Custava uma baba pra entregar e quando havia disponível o serviço de montagem e/ou instalação, era outra baba. Então uma das primeiras aquisições foi uma caixa de ferramentas. Com exceção do sofá, todos os outros móveis que temos vieram desmontados e eu tive que brincar de Lego. A parte boa é que as instruções são bem feitas (na maioria das vezes) e tudo preparado para montagem fácil. 
Agora vivemos numa casa e tarefas um pouco mais complicadas surgem, como por exemplo pintar paredes, trocar lustres e torneiras. A família da Gi está vindo visitar e precisamos preparar a casa para as visitas. 
Resolvi pela primeira vez dar uma de encanador e instalar duas novas torneiras: uma na cozinha e outra no lavabo. Fui no Home Depot (espécie de Cassol ou Millium daqui, só que Super Sized como tudo nos EUA) e comprei as ferramentas necessárias. Fiquei especialmente feliz com uma tal de Basin Wrench, que é uma chave de boca só que com um ângulo e um cabo comprido, que permite você trabalhar nas conexões embaixo da pia. Deve ter no Brasil, mas eu não sei como chama. Apanhei um pouco no início para remover a torneira antiga, mas depois a coisa fluiu (sem a intenção do trocadilho).
No sábado fui instalar o ventilador de teto na nossa sala de TV/jogos. A Gi havia comprado um ventilador bem bonito, e eu finalmente criei coragem pra fazer. Aquelas coisas de sempre, encontrar o disjuntor correto para desligar, ter as ferramentas corretas etc. Me sinto bem mais confortável com a parte elétrica do que com o encanamento, claro. O bom é que não precisou passar mais fios: o controle é remoto, não se mexe no interruptor. Porém as instruções do ventilador eram um pouco confusas, por isso demorou um pouco mais. No fim deu tudo certo.
Durante a semana continuei pendurando quadros, etc. Agora falta o lustre novo para a sala de jantar. Vamos lá!

2 comentários:

Gustavo Coelho disse...

Continuando as comparações, aqui na França também, móveis e serviços praticamente fora de questão! Foi super divertido montar o meu armário e a minha escrivaninha, felizmente não precisei de encanadores ou eletricistas! E sem contar que existem vários empregos que não existem aqui como frentista de posto ou empacotador ou carregador de compras no supermercado. Um abraço, Coelho.

Marcel disse...

Legal saber que aí também é parecido Coelho! Vi as fotos de seus pais por aí, estão aproveitando! Agora já instalei o lustre que faltava. :) Abraço!