quinta-feira, abril 16, 2009

Tecnologia a serviço do homem ou homem a serviço da tecnologia?

Muitas vezes me pego refletindo sobre se a tecnologia realmente ajuda a minha vida ou se o sentido da minha vida é somente tentar fazer a tecnologia funcionar.
Meu trabalho, para quem não sabe, é de gerente de Managed Services (Serviços Gerenciados) da Ascendant. O que fazemos é tomar conta da infraestrutura de serviços baseados em software IBM de nossos clientes, manter tudo rodando, sempre.
Quando tenho um tempo livre, quem disse que eu consigo me afastar disso? Claro, tenho meu futebol, meu handebol, e minha banda, mas em casa fico inventando coisas... Ontem, o idiota aqui ficou até as 4 da manhã fuçando num adaptador de rede sem fio para o XBox (é o videogame, aquele da primeira geração), para ver se conseguia utilizá-lo para conectar o receptor da TV de satélite na Internet, e com isso evitar uma cobrança por parte da operadora de 5 dólares ao mês. 
Claro que existiam outras soluções, como comprar um adaptador próprio pra isso, ou até mesmo passar um cabo por dentro da parede, mas não, o imbecil achou que ia resolver pesquisando na Internet, e não foi dormir enquanto não apanhou o suficiente. Primeiro que não tinha que ser ontem: eu podia fazer isso qualquer outra hora, e segundo que não vai ser por causa de 5 dólares ao mês que eu vou ficar pobre. Minha saúde acho que vale mais do que isso.
É o homem a serviço da tecnologia... eu fico perdendo tempo com estas coisas ao invés de me preocupar com o que realmente é importante. 
Mas por outro lado, hoje eu consegui fazer algumas configurações bem interessantes aqui em casa. Não temos aparelho de som propriamente dito, somente o computador e uma daquelas caixinhas de som para iPod. Mas eu também tinha sobrando em casa um roteador sem fio portátil, que eu usava para viagens. Como eu não estou viajando mais, me lembrei que esse roteador também pode ser utilizado como transmissor de música pela rede, direto do iTunes que roda no Mac. Me deu uma idéia: por que não conectar os dois, na nossa sala/cozinha, e poder ouvir música mesmo longe do micro? Hummm.... pensei: tô ferrado, vou passar a noite configurando esta naba. Graças a Deus foi rapidinho! 
Configurei o roteador, pluguei a caixinha de som nele, e consegui configurar o iTunes para transmitir som para lá. Fantástico, sonzinho no andar de baixo via rede sem fio! Acesso a toda a minha biblioteca de mp3! Mas... como trocar de música à distância? Vou ter que subir a escada toda hora? As músicas vêm de um desktop. Aí vem a cereja do bolo...
A Apple tem um programinha para iPhone chamado Remote, que te permite conectar remotamente a uma biblioteca do iTunes. Foi rapidinho de configurar, e é um barato! Pelo iPhone posso selecionar as músicas que quero que toquem no meu computador, e consequentemente (ahá, viu, já sem trema!) na caixinha de som na sala, via rede sem fio. Muito legal!
Tá bom, muito legal, etc, mas o que isso faz para resolver o problema do desemprego no Brasil ou a crise econômica mundial? Porcaria nenhuma... e aí é que eu fico me questionando: estará a tecnologia a meu serviço ou estarei eu vivendo de configuração em configuração, sem um propósito maior?

2 comentários:

ju k disse...

tu sabes q nao sou eu q escolhm as palavras? e hj apareceu pra mim 'preticat'. será q eles tem um sistema q pega combinações de palavras no blog?

bju

Marcel disse...

Putz, pode ser sim! Vamos ficar de olho!