sexta-feira, abril 17, 2009

Marcel, o artista gráfico

Esta semana um de nossos clientes nos pediu algo que foge um pouco do nosso escopo de trabalho. Ele nos pediu para fazer umas banners para a Intranet dele, alusivas ao Earth Day que é semana que vem.
Não tinha muita orientação do marketing, somente uns gráficos que eles queriam usar e um texto. Lá fui eu desenferrujar meus conhecimentos de design Web, que já não eram muitos, e lutar contra a minha deficiência visual (não vejo todas as cores e confundo algumas, algo parecido com um daltonismo). Adicione a isso o fato que agora uso um programa novo, o Adobe Illustrator.
Me ajudou muito ter comprado um livrinho chamado Illustrator CS4 On Demand, que tinha lições bem práticas, e depois de algum tempo eu fui encontrando o meu caminho. O resultado ficou bem legal, inclusive o cliente adorou! Será que já posso largar o suporte técnico e virar um artista gráfico?
Não é bem assim: primeiro precisa ter MUITA paciência. Por sorte eu percebi que chegam momentos em que você se revolta com a sua própria falta de experiência com a ferramenta de trabalho, e a melhor coisa a fazer é se afastar do computador e ir fazer outra coisa. Ou fechar o programa e responder emails. Ir fazendo o trabalho aos poucos é bastante produtivo. A cabeça fresca te permite ver as coisas com mais clareza.
Segundo, precisei da ajuda da Gi para me confirmar que os tons de verde que escolhi eram mesmo verdes. :)
Terceiro, não fiz nada complicado, somente umas formas geométricas e um texto em cima, aproveitando um padrão que eles já tinham (na cor azul), e utilizando os gráficos pré-escolhidos. Se precisasse fazer arte mais elaborada eu estaria frito.
Mas foi ótimo poder fazer algo diferente, algo mais criativo, voltado para uma preocupação mundial com o meio ambiente, e melhor ainda ter meu trabalho elogiado.
Ah, quer ver? Ainda não foi ao ar, depois que eles utilizarem eu coloco aqui.

Nenhum comentário: