domingo, junho 14, 2009

A invasão das motocas

Quem vem do Brasil e vem visitar Austin, estranha que não encontra motocicletas na rua. A não ser nos sábados, quando os motoqueiros tiram suas máquinas da garagem para dar umas voltas. Moto aqui é veículo de lazer, não de transporte no dia a dia. E são respeitáveis máquinas: não se encontra motos menores do que 600cc. Não temos os problemas de trânsito das cidades brasileiras, e mesmo que tivéssemos, as motos aqui teriam que respeitar as regras, e ocupar o mesmo espaço dos carros, não trafegar nos espaços entre eles.

Mas uma vez por ano acontece o Republic Of Texas Biker Rally, e a cidade fica infestada de motocas. Não somente os motoqueiros de Austin estão todos nas ruas, mas também muita gente de fora. São motos de todos os tipos, mas todas grandes, e a maioria do estilo Harley-Davidson ou custom (motos fabricadas artesanalmente).

O encontro está acontecendo este fim de semana. Não cheguei a ir ao parque de exposições. A Gi tem pavor de moto e eu sou proibido de andar, então prefiro nem chegar perto. No trabalho, um dos nossos principais clientes atualmente é a Harley-Davidson. E eu já visitei a fábrica deles em York, PA, há 10 anos atrás. Mas motoqueiro, felizmente ou infelizmente, nunca serei.

Uma coisa eu sei: mesmo se eu fosse motoqueiro, num calor de 38 graus como o que fez hoje, nunca eu sairia no sol usando calça jeans e jaqueta de couro, como vi várias pessoas na rua. Malucos!

Nenhum comentário: