quarta-feira, janeiro 14, 2009

Esportes

Os EUA são realmente o país dos esportes. Enquanto no Brasil a gente gosta mesmo é de futebol, aqui eles dividem a preferência entre vários esportes. Os mais populares são o futebol americano, o basquetebol, o beisebol e o hóquei no gelo.

Esta semana eu tive duas experiências muito legais com estes esportes. Segunda fui com mais 10 conhecidos a Dallas ver um jogo da NHL, a liga profissional de hóquei no gelo. Era o time da casa, o Dallas Stars, contra o Detroit Red Wings. O jogo foi sensacional, com todos os ingredientes do hóquei, brigas, jogadas sensacionais, e a tão temida prorrogação com "morte súbita". O jogo terminou 5x4 para os Stars.

E hoje cheguei em casa do treino de handebol (já explico) e estava passando um jogo da NBA, a liga de basquetebol, entre os Los Angeles Lakers e os San Antonio Spurs, aqui em San Antonio (1h30 de carro). Nós fomos ver esse mesmo jogo ano passado nos playoffs e como hoje, os Lakers perderam. Mas foi um jogaço, o Lakers estava perdendo por 11 pontos e passou na frente no último quarto, mas acabou perdendo por um ponto, por causa de uma "andada" (travelling) de um tal de Ariza. Todos os craques jogando muito bem: Ginobili, Duncan, Parker, Bryant, Fisher, Odom.

Então, no país dos esportes, arrumei um time de handebol pra jogar. Chama-se Austin Rockstars e é formado na maior parte por europeus que vivem aqui. Os americanos conhecem um outro "handball" que é como se fosse um tênis jogado sem raquetes, com as mãos. O que a gente joga no resto do mundo aqui tem que ser chamado "Olympic Handball". Alguns americanos estão treinando com a gente, e é bem legal, pois podemos ensiná-los o esporte. Nós treinamos num centro recreativo de uma comunidade de periferia aqui de Austin, e precisa ver que ginásio profissional! O aspecto interessante é que os frequentadores do centro param para olhar esse esporte estranho e acham divertido. Neste fim de semana teremos um amistoso com o time de Houston, que vem jogar aqui.

Até mais! Ah, as malas chegaram!

2 comentários:

Graziela Esteves disse...

Que massa esse handbal hein? Fiquei curiosa... Posta fotos do amistoso se puderes! hehe.
Bj.

Marcel disse...

Boa idéia! Vou levar a câmera! Mas pera aí... só pra deixar claro, o que nós jogamos é o handebol igual ao que jogam no Brasil (Olympic Handball), ok?
Mas coincidentemente, também neste sábado teremos uma clínica de "American Speed Handball". É o handebol adaptado para as quadras americanas, que são de basquete. Ao invés de 7 pra cada lado, são somente 5, pois a quadra de basquete é menor. As regras são quase as mesmas, com algumas pequenas exceções, por exemplo, quando sai um gol, não precisa bater o tiro de centro pra recomeçar. Recomeça do próprio goleiro (parecido como no basquete no caso de uma cesta), para dar velocidade ao jogo.
Eu particularmente acho que não vou gostar (pois deve ter que correr bem mais e a minha forma de barril não permite) mas vamos lá, conto depois como foi.