Os EUA são realmente o país dos esportes. Enquanto no Brasil a gente gosta mesmo é de futebol, aqui eles dividem a preferência entre vários esportes. Os mais populares são o futebol americano, o basquetebol, o beisebol e o hóquei no gelo.
Esta semana eu tive duas experiências muito legais com estes esportes. Segunda fui com mais 10 conhecidos a Dallas ver um jogo da NHL, a liga profissional de hóquei no gelo. Era o time da casa, o Dallas Stars, contra o Detroit Red Wings. O jogo foi sensacional, com todos os ingredientes do hóquei, brigas, jogadas sensacionais, e a tão temida prorrogação com "morte súbita". O jogo terminou 5x4 para os Stars.
E hoje cheguei em casa do treino de handebol (já explico) e estava passando um jogo da NBA, a liga de basquetebol, entre os Los Angeles Lakers e os San Antonio Spurs, aqui em San Antonio (1h30 de carro). Nós fomos ver esse mesmo jogo ano passado nos playoffs e como hoje, os Lakers perderam. Mas foi um jogaço, o Lakers estava perdendo por 11 pontos e passou na frente no último quarto, mas acabou perdendo por um ponto, por causa de uma "andada" (travelling) de um tal de Ariza. Todos os craques jogando muito bem: Ginobili, Duncan, Parker, Bryant, Fisher, Odom.
Então, no país dos esportes, arrumei um time de handebol pra jogar. Chama-se Austin Rockstars e é formado na maior parte por europeus que vivem aqui. Os americanos conhecem um outro "handball" que é como se fosse um tênis jogado sem raquetes, com as mãos. O que a gente joga no resto do mundo aqui tem que ser chamado "Olympic Handball". Alguns americanos estão treinando com a gente, e é bem legal, pois podemos ensiná-los o esporte. Nós treinamos num centro recreativo de uma comunidade de periferia aqui de Austin, e precisa ver que ginásio profissional! O aspecto interessante é que os frequentadores do centro param para olhar esse esporte estranho e acham divertido. Neste fim de semana teremos um amistoso com o time de Houston, que vem jogar aqui.
Até mais! Ah, as malas chegaram!