Hoje estive no William J. Clinton Presidential Center, em Little Rock, capital do estado do Arkansas. Estava dando um treinamento num cliente, a Alltel, operadora de celular, e como este acabou mais cedo, resolvi aceitar a sugestão de Jeff, gerente de projeto, e visitar o centro.
Foi uma aula de história. Além de contar toda a trajetória de Clinton, os seus dois mandatos são muito bem documentados. Clinton foi um presidente bastante preocupado com o resto do mundo (ao contrário desse que está aí). E como entre 1993 e 2000 muitas coisas importantes aconteceram no mundo moderno, não somente nos EUA, no museu pode-se relembrar e aprender bastante sobre esse período.
Logo na entrada se vê o carro presidencial, uma limousine Cadillac, adaptada para esse propósito. No primeiro andar se tem um filme com a história de Bill Clinton, estações sobre vários aspectos da administração, como a preocupação com o meio ambiente, a amizade dele com lideres como Nelson Mandela, o trabalho da primeira dama, o apoio às minorias, e também um painel para cada ano dos seus mandatos, contando os acontecimentos mais importantes. No segundo andar, além de uma réplica do salão oval, há uma exposição dos presentes que eles receberam, e das recepções festivas.
De quebra, no subsolo há um excelente restaurante, o Café 42, referência ao fato de Clinton ser o 42o. Presidente dos EUA. Na saída, conversei com uma das funcionárias que foi criada na Costa Rica. Ela me contou que depois da construção do centro, Little Rock tem recebido visitantes de todas as partes do mundo. Foi muito bom para a economia da cidade. E é claro, passei na Clinton Museum Store e gastei um dinheirinho.
Se um dia você passar por Little Rock, não deixe de visitar o Clinton Presidential Center.