terça-feira, janeiro 18, 2011

Depois do Facebook...

Depois do Facebook, os blogs pessoais como o meu deram uma esfriada. Muitas vezes os posts eram somente updates sobre a nossa vida, ou reclamações instantâneas sobre algum aspecto da vida moderna. Isso hoje se faz via Facebook.
Mas eu acho que o blog ainda tem seu espaço no mundo. Primeiro porque não exige um login e senha. Qualquer pessoa pode ler o que você escreve sem ser seu amigo ou sem ter que entrar em um sistema. Segundo porque permite e se presta para textos mais longos, elaborados, para quem gosta de escrever. E por último, porque seus posts não ficam perdidos no meio de milhões de outros: quem vai até o seu blog é porque tem genuíno interesse no que você escreveu ou em você mesmo.
O Facebook pode ser um bom meio de divulgar o seu blog. Ao invés de postar o comentário diretamente no Facebook, você pode criar um post no seu blog e postar somente o link no Facebook.
Só que não acho que blogs possam substituir as "home pages" ou sites, como o pessoal mais novo vem sugerindo e fazendo. Para entender um blog é necessário passar um tempo lendo alguns posts, e se familiarizando com a linha editorial, etc. Uma home page deve ter uma organização mais definida, para que o usuário encontre o que quer mais facilmente.
Invariavelmente, os blogs pessoais adormecem ou passam longos períodos sem atualização. É o ciclo da vida moderna. Se a pessoa não ganha dinheiro com os blogs, as outras coisas que realmente trazem o sustento passam a ter mais prioridade.
Mas não acho que eles devam morrer. Eles ainda tem o seu espaço, mesmo depois do Facebook.

2 comentários:

Graziela Esteves disse...

Boa Marcel! Vibramos na mesma sintonia! hahaha... Esses dias num boteco, conversava com o André sobre essas coisas de redes sociais, blogs, lista de discussões e chegamos a conclusão que o facebook ainda não encontrou uma solução bacana para as listas de discussões ou comunidades (orkut). Mesmo assim, pra mim ele está quase suficiente. Bom, quem sabe de Montreal dê mais vontade de blogar, né? E, ah, quinta vai rolar o bota fora sim!! Eu mando detalhes. Beijosss

Severino disse...

é isso aí mané!